A landing page é uma ferramenta de valor imensurável para empresas que pretendem aumentar suas taxas de conversão com o inbound marketing. Isso porque elas eliminam distrações que afastam o usuário da ação que você espera que eles tomem.
Elas são um dos principais métodos de gerar leads – algo que sua empresa precisa fazer se quiser implementar qualquer estratégia de marketing online. E além disso, possuem muitas outras aplicações.
Alguns exemplos são a divulgação de eventos e ofertas pontuais ou receber as visitas que chegaram ao seu site através de um anúncio pago.
Quando utilizada da maneira correta, uma landing page pode oferecer muitos benefícios para seu negócio:

  • Facilitam a geração de leads através de formulários simples ou, até mesmo, um botão para conectar com as redes sociais;
  • Possibilitam a segmentação de leads, já que é possível criar uma landing page diferente para cada perfil ou público-alvo;
  • Arrecada informações importantes sobre seu público, como interesses, emails para contato e perfis de redes sociais;
  • Aumenta as taxas de conversão, já que apresenta possibilidade de segmentação de ofertas.

Exemplos de Landing Pages

A seguir, confira alguns exemplos de landing pages:

  • Benfatto: Landing page para geração de leads

Com uma taxa de conversão de 58%, a empresa de organização pessoal Benfattocriou uma página chamativa e minimalista.
A estratégia aqui é oferecer aos usuários que se cadastram um e-book com dicas de organização.

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  • Uber: Landing page para aumentar a base de serviços

O aplicativo de transporte urbano apostou em uma landing page para convidar motoristas a oferecerem seus serviços através de sua plataforma.

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  • Hotjar: Landing page para oferecer um período de testes gratuito

A Hotjar é uma ferramenta que analisa a atividade dos usuários em uma página, fornecendo um mapa de calor.

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Landing page simples e com Call to Action destacado da Hotjar.

  • Tesla: Landing page para vendas

Quem disse que apenas produtos digitais podem se beneficiar dos recursos do inbound marketing? A Tesla prova o contrário com sua landing page que chama o usuário a personalizar seu carro:

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Mesmo com muitas informações a passar, a landing page mantém o minimalismo.

Os Principais Elementos de uma Landing Page Efetiva

Agora você já sabe: uma landing page bem feita é capaz de fazer suas taxas de conversão dispararem! Mas como, então, esse recurso é melhor utilizado?
É claro, o melhor jeito de montar uma landing page vai depender dos seus objetivos com ela. Mas existem alguns elementos que sempre vão aparecer em uma landing page de alta conversão.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada um desses elementos:

Oferta

As informações pessoais dos seus clientes em potencial são bens muito preciosos. Hoje em dia, todos estamos preocupados com a segurança dos nossos dados. Dificilmente alguém vai preencher um formulário com seu email pessoal sem nenhum motivo.
Por isso, um dos elementos essenciais de uma landing page é a oferta. Isso é: o que sua empresa está oferecendo para o usuário em troca daquela conversão?
Por isso, é muito importante entender sua persona e saber quais são os desafios que ela enfrenta. Alguns exemplos de oferta podem ser:

  • Ebooks, artigos e outros materiais exclusivos;
  • Acesso a tutoriais, vídeo aulas ou workshops ao vivo;
  • Cupons de desconto, ofertas especiais ou brindes.

Design

Você sabia que os elementos do design de uma página podem ajudar a direcionar o olhar do visitante para o lugar certo? É importantíssimo, portanto, cuidar desse elemento na sua landing page.
Confira algumas dicas:

  • Prefira um layout limpo de minimalista, abusando de espaçamentos;
  • Não utilize muito texto nem muitas imagens diferentes;
  • Conte com a psicologia das cores para melhorar seus resultados;
  • Os elementos em destaque na landing page devem sempre ser o Call to Action e o formulário de cadastro;
  • Adeque a landing page para a identidade visual da marca.

Copy (Título e descrição da oferta)

É verdade, muito texto e informação podem prejudicar a taxa de conversão da sua landing page. No entanto, a oferta e condições precisam estar muito claras para o cliente em potencial.
Por isso, o recomendado é fazer um título bem chamativo, em tipografia maior. Aqui, use verbos no imperativo para tornar a frase ainda mais forte.
Para acompanhar, adicione um ou dois parágrafos, no máximo, descrevendo a oferta.
Se for necessário adicionar mais informações, como um regulamento de promoção, por exemplo, o ideal é criar um link que diga “leia o regulamento”.
Procure utilizar termos chamativos e ser bastante claro no texto da landing page. Um bom texto:

  • É curto e objetivo.
  • Aproveita termos específicos e técnicas de redação para melhorar a conversão.
  • É bem posicionado e não ocupa todo o layout.

Call to action

Call to Action, ou chamada para ação em português, é uma pequena frase, normalmente escrita no infinitivo. Ela é o ponto central da landing page, e vai conduzir o usuário à ação que você planejou.
Por isso, capriche nela e utilize cores e elementos de design para destacar esse elemento.
Alguns exemplos de Call to Action são os botões e links com dizeres como:

  • Clique aqui e comece o teste gratuito;
  • Cadastre-se e receba o e-book em seu email;
  • Descubra mais sobre esse produto.

Imagens e vídeos

Uma página com apenas texto pode ser muito sem graça! Por isso, conte com imagens e outros elementos gráficos para deixar a landing page mais chamativa.
Os vídeos, por sua vez, muitas vezes são utilizados como substituição da descrição em texto.
Dados obtidos pelas análises mais recentes do Facebook apontam que conteúdos em vídeo possuem uma taxa de engajamento muito maior. Então, essa pode ser uma boa estratégia, dependendo do seu objetivo.
Só é preciso ter atenção para não poluir demais o layout e tirar a atenção do CTA!

Depoimentos

Você sabia que, desde 2010, mais de 90% dos consumidores procuram reviews online antes de comprar? Esse hábito só tem se fortalecido nos últimos dez anos, e cada vez mais pessoas só concretizam uma compra depois de ler a opinião de outros clientes.
Por isso, os depoimentos de clientes satisfeitos podem ser uma adição sensacional às suas landing pages, em especial aquelas direcionadas para vendas.
Lembre-se: sempre peça permissão para utilizar os depoimentos. Isso pode ser feito até mesmo no formulário de feedback, através de um campo que autoriza o uso.

Formulário

Por fim, sua landing page precisa de um formulário, para que o usuário forneça o email e outros dados que sua empresa precisa.
Essa é mais uma área da página que deve estar em destaque. Preferencialmente, crie uma divisão visível entre o formulário e o resto do texto. Algumas técnicas para isso são cores de fundo diferentes ou formas que emolduram o formulário.

Fonte: https://www.activecampaign.com/

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